Um ciclo que coloca no centro da discussão a relação do Humano com a Natureza. Da conservação das espécies à descarbonização, passando pelas paisagens naturais, Vista do Espaço a Terra era Azul inspira um novo olhar sobre o mundo à nossa volta.
Um ciclo que coloca no centro da discussão a relação do Humano com a Natureza. Da conservação das espécies à descarbonização, passando pelas paisagens naturais, Vista do Espaço a Terra era Azul inspira um novo olhar sobre o mundo à nossa volta.
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
CLEMENS SCHULDT direção musical
PIOTR TCHAIKOVSKI A tempestade
FRANK BRIDGE O mar
–
ANTONÍN DVOŘÁK Sinfonia n.º 9
O Planeta Azul é o tema deste concerto. A inspiração shakespeareana do Romantismo encarnou num poema sinfónico de Tchaikovski pleno de dramatismo e cor orquestral. Nascido numa cidade costeira do sul de Inglaterra, Frank Bridge escreveu uma obra orquestral inspirada no mar e na sua mutabilidade, acompanhando vários estados da massa aquática. A ciência aeroespacial permitiu-nos chegar a outros lugares no espaço, mas também nos deu imagens únicas da Terra. Assim, temos um Novo Mundo ao som de uma obra emblemática de Antonín Dvořák, que nos remete para as paisagens naturais dos Estados Unidos da América numa época de expansão a Oeste. Várias formas de evocar musicalmente o nosso planeta, num apelo a uma consciencialização plena do quanto todos podemos fazer para evitar a sua destruição anunciada.
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
CLEMENS SCHULDT direção musical
concerto comentado por HELENA MARINHO
A paisagem natural dos Estados Unidos da América inspirou a escrita de uma das obras mais emblemáticas da música erudita. A Sinfonia n.º 9, Do Novo Mundo, foi escrita por Dvořák nesse país em construção. A expansão para Oeste, a transformação dos centros urbanos e a industrialização transformaram profundamente o ecossistema dessa nação. Neste concerto familiar, ouvimos os sons americanos filtrados pelos ouvidos de um compositor europeu.
REMIX ENSEMBLE CASA DA MÚSICA
PETER RUNDEL direção musical
ASHOT SARKISSJAN violino
DARIUS MILHAUD La Création du Monde
SALVATORE SCIARRINO Le stagioni artificiali, para violino e ensemble
–
LIZA LIM Extinction Events & Dawn Chorus
O planeta e o ambiente motivam o programa deste concerto que reúne abordagens musicais inovadoras que, precisamente nos últimos cem anos, nos recordam que a preservação da Natureza não é facultativa. Darius Milhaud inspirou-se em mitos africanos para explicar a criação do mundo, ligando a África às Américas através do jazz. As mudanças climáticas transtornaram as estações do ano. Assim, Sciarrino revisita As Quatro Estações de Vivaldi através de um prisma vanguardista. A australiana Liza Lim inspirou-se na cultura dos aborígenes para escrever uma intensa obra sobre a relação da Humanidade com o planeta Terra.
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
STEFAN BLUNIER direção musical
ALAN HOVHANESS And God Created Great Whales (estreia em Portugal)
JOSEPH HAYDN Sinfonia do Fogo, n.º 59, em Lá maior
–
SIR HARRISON BIRTWISTLE Earth Dances
A pulsação telúrica e primitivista marca as Earth Dances, de Birtwistle, a teatralidade pagã inspira uma obra marcante no panorama musical contemporâneo. Os movimentos ecologistas do século XX abraçaram diversas causas. And God Created Great Whales, do americano Alan Hovhaness, é um alerta para a extinção desses mamíferos de grande porte. Uma linguagem orquestral que se mistura com sons gravados desses magníficos animais. O espírito cinético do fogo encarna numa sinfonia de Haydn. Contudo, a associação do título ao elemento não foi forjada pelo compositor, um Hefesto da sinfonia clássica.
ORQUESTRA BARROCA CASA DA MÚSICA
LAURENCE CUMMINGS cravo e direção musical
JEAN-FÉRY REBEL Les Elements
–
GEORG PHILIPP TELEMANN Música Aquática TWV 55:C3
O planeta e o ambiente motivam o programa deste concerto que reúne abordagens musicais inovadoras que, precisamente nos últimos cem anos, nos recordam que a preservação da Natureza não é facultativa. Darius Milhaud inspirou-se em mitos africanos para explicar a criação do mundo, ligando a África às Américas através do jazz. As mudanças climáticas transtornaram as estações do ano. Assim, Sciarrino revisita As Quatro Estações de Vivaldi através de um prisma vanguardista. A australiana Liza Lim inspirou-se na cultura dos aborígenes para escrever uma intensa obra sobre a relação da Humanidade com o planeta Terra.