fbpx Skip to main content
Category

Tributo a Helena Sá e Costa

Este ano cumpre-se o 110.º aniversário do nascimento de Helena Sá e Costa, pianista e pedagoga portuense que desenvolveu uma carreira de dimensão internacional e contribuiu para a formação de inúmeros músicos. Como tem sido habitual, a Casa da Música assinala a data com um ciclo em que o piano assume o protagonismo.

19.05
Allegro Appasionato
20 + 21.05
Maratona de Teclistas
21.05
Zee Zee

Helena Sá e Costa é responsável pela formação de várias gerações de pianistas a partir dos anos 30 do século XX.

ALLEGRO APPASIONATO

ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
CHRISTIAN ZACHARIAS piano e direcção musical

A ligação entre Robert Schumann e Brahms foi fulcral no Romantismo germânico. O virtuosismo proeminente da Introdução e Allegro appasionato e a expressividade da Sinfonia n.º 4 apresentam facetas distintas do estilo do primeiro. Ambiguidade, densidade e contraste dominam uma abordagem filosófica à música.

19.05 sexta
21:00 sala suggia

comprar

Maratona de Teclistas

20.05 sábado
10:00 vários espaços

comprar

21.05 domingo
10:00 vários espaços

comprar

Várias centenas de teclistas, alunos de escolas vocacionais de música de diversos pontos do país, distribuem-se pelos diferentes espaços da Casa e mostram a um público entusiástico o talento que têm, contribuindo para a criação de uma atmosfera muito especial.

Assim, a Maratona de Teclistas assinala o papel de Helena Sá e Costa no ensino, celebrando-o com alunos de todo o país. Uma festa para todos, em que a música ocupa o primeiro plano.

ZEE ZEE

Um dos grandes destaques do ciclo de piano em 2023 é a estreia nacional de Zee Zee, vencedora de prestigiados concursos nos EUA, na China e na Rússia e que a BBC elegeu como jovem revelação internacional do piano. A pianista chinesa traz-nos um recital abrangente com uma criteriosa escolha do seu último álbum, contemplando as viagens do Liszt por Suíça e Itália, a exploração inovadora da tonalidade em Wagner, o simbolismo etéreo de Ravel e o modernismo de Schoenberg.

21.05 domingo
18:00 sala suggia

comprar