fbpx Skip to main content
Category

Invicta. Música. Filmes.

agenda

07.02
FRANKENSTEIN
10.02
A QUEDA DA CASA DE USHER
11.02
SOMBRAS ANIMADAS

O Porto é uma cidade de cinema e de cineastas. O ciclo Invicta.Música.Filmes tem lugar reservado em Fevereiro e apresenta uma programação variada que procura revelar música a cinéfilos e cinema a melómanos.

FRANKENSTEIN
A QUEDA DA CASA DE USHER
SOMBRAS ANIMADAS
DIGIGRANULAR
FRANKENSTEIN
cine-concerto
REMIX ENSEMBLE CASA DA MÚSICA
BRAD LUBMAN direcção musical
DIGITÓPIA projecção
JAMES WHALE filme
MICHAEL SHAPIRO música
O cinema de terror foi alimentado por grandes bandas sonoras. A história do Dr. Frankenstein e da sua criatura foi apresentada em filme com várias perspectivas. O filme de James Whale, exibido em 1931, redefiniu a história do género, sublinhada pela prestação de Boris Karloff. Karloff tornou-se um ícone do cinema de terror. Neste cine- concerto, assistiremos a Frankenstein com uma banda sonora encomendada em 2001 a Michael Shapiro, que recebe e transforma a tradição hollywoodesca das obras orquestrais para cinema.

07.02 terça
19:30 sala suggia

€ 12

comprar
Frankenstein será projectado com uma banda sonora encomendada em 2001 a Michael Shapiro, inspirada pela tradição hollywoodesca de música para cinema.
A QUEDA DA CASA DE USHER
cine-concerto
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MúSICA
BRAD LUBMAN direcção musical
DIGITÓPIA projecção
JEAN EPSTEIN filme
JOSÉ MARIA SANCHEZ-VERDÚ música
(estreia em Portugal; encomenda Casa da Música,
Settimane Musicali di Stresa e
Real Filharmonía de Galicia)
Dois irmãos com doenças enigmáticas, uma mulher sepultada que regressa, uma casa que não aguenta o seu próprio peso. Em 1928, o poeta e realizador Jean Epstein adaptou para cinema este conto de Edgar Allan Poe, explorando o cenário gótico bem característico do escritor norte-americano e técnicas de filmagem então vanguardistas que resultam em ambientes oníricos e misteriosos. Tornar-se-ia o mais emblemático dos trinta filmes que Epstein fez ao longo da carreira, um clássico do terror que pertence a qualquer lista das grandes obras cinematográficas do século XX. A nova banda sonora escrita por José Maria Sanchez-Verdú resulta da admiração do compositor pelo pensamento de Epstein, trabalhando não apenas os aspectos puramente sonoros mas também os aspectos filosóficos do pensamento do cineasta. Um cine-concerto obrigatório para quem gosta de cinema e do privilégio de ouvir a banda sonora tocada ao vivo, a acompanhar a projecção.

10.02 sexta
21:00 sala suggia

€ 18

comprar
A Queda da Casa de Usher é um filme mudo de Jean Epstein lançado em 1928. Inspirado num conto de Edgar Allan Poe que Debussy se encontrava a musicar aquando da morte, conta com uma banda sonora original escrita para orquestra pelo compositor espanhol José Maria Sanchez-Verdú. Uma estreia em Portugal da releitura actual de um filme que primou pelo pioneirismo e que marcou a história do cinema.
SOMBRAS ANIMADAS
cine-concerto
DIGITÓPIA direcção artística e projecção
FILIPE FERNANDES, ÓSCAR RODRIGUES
e RICARDO VIEIRA música e interpretação
Apesar de serem quase centenários, os filmes da alemã Lotte Reiniger, mestre na utilização do jogo de sombras, ainda hoje influenciam animadores. A música que este cine-concerto nos dá a escutar, interpretada ao vivo, foi composta especialmente para cada um dos filmes a ser projectados.
OS NOSSOS CONCERTOS produções originais destinadas a um público a partir dos seis anos e ideias para famílias

11.02 sábado
16:00 sala 2

€ 12

comprar
O Serviço Educativo Casa da Música, em colaboração com a Digitópia, apresenta um cine-concerto destinado a famílias, numa experiência educativa e informal.

Quer fazer parte da criação musical da Casa da Música?
Utilize a app DigiGranular e componha a sua banda sonora.

O DigiGranular é uma aplicação online, ainda em desenvolvimento, que permite explorar os pequenos detalhes presentes num som, qualquer que ele seja. Utiliza uma técnica conhecida como síntese granular, que teve em Iannis Xenakis um dos primeiros proponentes e defensores, e que consiste em tirar pequenas amostras dum som (conhecidas como grãos) e construir um novo som a partir dessas amostras. Para utilizar o DigiGranular clique directamente na onda e experimente manipular os parâmetros.