fbpx Skip to main content
Category

Concertos de Páscoa

agenda

31.03
MÚSICA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA
05.04
AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO

A evocação da narrativa bíblica da Paixão de Cristo, da morte e do para além da morte, da transfiguração humana ou do milagre divino, inspirou – e continua a inspirar – muitos compositores, crentes ou não crentes. Os dois Concertos de Páscoa de 2023 apresentam formas contrastantes de devoção profunda ou êxtase humano perante o mistério da morte.

MÚSICA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA
AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO

MÚSICA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA

31.03
sexta

21:30

comprar

ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
STEFAN BLUNIER direcção musical
KATERYNA KASPER soprano
CHRISTIAN MIEDL barítono

WOLFGANG AMADEUS MOZART Música fúnebre maçónica;
Exsultate, jubilate

RICHARD WAGNER Parsifal (Prelúdio, árias e Música para
Sexta-feira Santa)

O tom sombrio e escuro da Música fúnebre maçónica de Mozart, onde escutamos uma citação do Requiem de Michael Haydn, não podia ser mais contrastante com o ambiente festivo do Exsultate, jubilate, moteto predilecto que nos dá a ouvir a voz da aclamada soprano ucraniana e solista da Ópera de Frankfurt, Kateryna Kasper. No repertório operático, Parsifal, na sua demanda épica pelo Santo Graal, tem uma ligação germinal com a Páscoa, razão pela qual se inclui neste programa. Merece destaque a presença do barítono Christian Miedl para dar voz ao personagem Amfortas, Rei dos Cavaleiros do Santo Graal.

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CRISTO

05.04
quarta

21:00

comprar

ORQUESTRA BARROCA CASA DA MÚSICA
LAURENCE CUMMINGS cravo e direcção musical

JOSEPH HAYDN As sete últimas palavras de Cristo na cruz, op. 51

As sete últimas palavras de Cristo na cruz é uma das muitas encomendas que Haydn recebeu de vários países da Europa quando alcançou o estatuto de maior compositor vivo do seu tempo. Tendo obtido grande sucesso na época, permanece como uma das obras mais apreciadas do repertório Clássico.